sexta-feira, 27 de julho de 2012

FAZENDA BONITO...

  A casa grande da Fazenda São Sebastião do Bonito foi construída em 1919 com alusão ao chamado estilo Neoclássico.
  Este estilo corresponde ao período da Revolução Industrial (1760 - 1830) e uma de suas características são as colunas arredondadas de sustentação vertical.
  Na França recebeu força significativa dos ideais da Revolução Francesa para se popularizar - Napoleão foi um grande incentivador do movimento...
 Como exemplar deste período temos a Igreja da Maria Madalena (conhecida por estar próxima aos principais pontos turísticos em Paris) projetada po Pierre Barthelmy Vignon.
  No Brasil se tem como referência o Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro, encomendado em meados do século XIX pelo Conde Itamaraty. Na área rural a cultura do café, por volta de 1875, contribuiu para transformar as grandes residencias no campo em centros da intensa vida social.
  No nordeste brasileiro encontramos reproduções de detalhes, principalmente as tais colunas arredondadas, o que no passado concedia status e poder econômico aos proprietários rurais.
  A Fazenda Bonito, como é mais conhecida, foi paixão à primeira vista...
 
Vista do antigo pátio de secagem do café

 
Pastagens com mata nativa ao fundo preservada

Não tivemos dúvidas na hora de recuperá-la; sólida e bela merece nosso respeito e carinho - e isso já fazem quase 30 anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário